Minha História com o SindBancários

20 de Janeiro, 2023 AVM Advogados
Minha História com o SindBancários

Nesta crônica, nosso sócio fundador, Antônio Vicente Martins, divide com vocês sua história de 32 anos de luta ao lado do SindBancários, ao mesmo tempo em que homenageia a entidade pelos seus 90 anos. Boa leitura!

Era um dia de sol em fevereiro de 1991, isto mesmo fevereiro de 1991. O telefone tocou, a secretária me avisou na tarde de sol, "tem uma moça que quer falar com o Dr. Moraes e ele ainda não chegou, ela diz que é Presidente do Sindicato dos Bancários".

Eu estava no meu escritório, sentado na sala principal, uma mesa grande, máquina de escrever elétrica, um computador CP 500, com tela verde, telefone fixo de tecla, daqueles grandes e cinzas, processos espalhados nas estantes. Meus colegas ainda não tinham voltado do almoço ou já tinham ido para o prédio da Justiça do Trabalho que naquela época abria no começo da tarde. Disse para a secretária passar a ligação.

Assim começava minha história com o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. Na época era o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Porto Alegre. Que tempos! Quantos caminhos foram feitos!

Esperei o meu amigo, uma lenda da advocacia Luiz Carlos Calachi Moraes, e saímos caminhando pela rua Andrade Neves para chegar na rua da Ladeira, ao sol escaldante do mês de fevereiro, curiosos pela reunião que a Presidenta do Sindicato queria fazer conosco. Subimos a Ladeira, com calma, fumando um cigarro, trocando impressões sobre o que iria ser tratado. O Sindicato tinha uma diretoria jovem, a corrente política majoritária não era nem de perto muito vinculada ao Moraes ou a outro de nossos advogados. Nossa curiosidade era estranheza.

Chegamos na velha sede da Ladeira. Lá ficava a administração, a gráfica, o auditório. No Edifício Cacique ficava o Departamento Odontológico. Na Galeria Malcom ficava o Departamento Jurídico. A reunião foi demorada, como toda reunião era. Tinham vários diretores, era um entra e sai da sala, a fumaça dos cigarros enchia o ambiente com um ar condicionado velho e barulhento. Já era quase noite quando nos despedimos e saímos do prédio da Ladeira, excitados e nervosos pelo convite. Descemos a rua aos pulos, entramos na Andrade Neves e tivemos que parar para um chopp no Bar Odeon, um clássico da cidade. Na mesinha de mármore do boteco, entre chopps e bolinhos de bacalhau, comemoramos aquela oportunidade que o convite da diretoria nos abria. A gente estava sendo contratado para ser assessoria da diretoria em uma crise com um grupo de funcionários que haviam sido demitidos. Era um desafio gigante, já havia processo judicial, já havia liminar, disputas internas, advogados de diferentes correntes políticas. E nosso escritório era chamado para tentar mediar e construir soluções. A gente circulava por vários sindicatos da CUT. Moraes era um companheiro de muita gente, independente, respeitado dentro dos diferentes partidos e correntes de esquerda. E tinha uma equipe de jovens advogados junto dele, uma gurizada com toda a energia do mundo, pronta para fazer a revolução. Era um tempo analógico, bem diferente do que temos hoje. Hoje era uma ficção científica para nós todos que vivemos naquela época da máquina de escrever.

Tomamos nosso chopp, felizes. Voltamos para casa com tarefas e planos. Muitas tarefas e muitos planos. Desde então caminho junto com estas tarefas e estes planos. Caminho também com os sonhos do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. Caminho com o sonho de uma sociedade mais justa, mais fraterna, com menos exploração, uma sociedade de respeito às divergências, uma sociedade antirracista, que respeite homens, mulheres, LGBTQIA+. Caminho com os meus companheiros e minhas companheiras que resistiram e combateram o fascismo, caminho com vocês que ainda sonham e que são bancários e bancárias que ajudam a mudar o mundo, todos os dias, todos os minutos, tijolo por tijolo, um passo de cada vez.

Nosso Sindicato dos Bancários de Porto Alegre faz 90 anos. É um jovem fazendo 90 anos. Faz planos, olha para o futuro. Tem seu passado de lembranças carinhosas. E faz do presente uma base para a resistência e para a construção dos seus sonhos, dos nossos sonhos, dos sonhos de cada um e de cada uma dos milhares de bancários e bancárias que foram parte desta luta coletiva nestes 90 anos.

Vida longa ao Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. Vida longa à classe trabalhadora! Vida longa aos nossos sonhos!


Antônio Vicente Martins

SindBancários de Porto Alegre e Região

AVM Advogados


Ps: Recebi uma medalha em comemoração aos 90 anos. Vocês não sabem a felicidade que tive com esta homenagem do SindBancários. Gratidão.

Ps1: Minha gratidão a todos os diretores e diretoras, funcionários e funcionárias do SindBancários de Porto Alegre e Região

Ps2: Minha gratidão aos meus colegas advogados e advogadas, trabalhadores e trabalhadoras do escritório Antônio Vicente Martins e Advogados Associados


Imagem: Acervo pessoal

Voltar