Instituição de ensino é condenada por reduzir salário e carga horária de professora sem prévia comunicação

10 de Fevereiro, 2022 Direito do Trabalho
Instituição de ensino é condenada por reduzir salário e carga horária de professora sem prévia comunicação

A 18ª Turma do Tribunal do Trabalho da 2ª Região manteve sentença de 1º grau que condenou uma instituição de ensino superior por ter reduzido salário e carga horária de uma professora sem prévia comunicação.

Após a medida, a renda da profissional diminuiu em mais de 35%. A empresa terá que pagar à trabalhadora diferenças salariais decorrentes da redução dos períodos de trabalho e horas extras por desrespeito ao intervalo interjornada (período de descanso entre o término de uma jornada diária de trabalho e início da outra).

Em defesa, a empregadora alegou que os horários da reclamante foram diminuídos em virtude da menor quantidade de matrículas, com a consequente redução no número de turmas.

Explicou que não existe norma que assegure ao professor a manutenção da quantidade de horas aula no mesmo patamar durante todo o período contratual. E, por isso, requereu a reforma da sentença.

Os argumentos, porém, não foram aceitos pelo colegiado. "De  fato,  o  professor  possui  regime  especial,  entretanto,  o contrato de trabalho é norteado pelos princípios gerais dos contratos de índole civil, como o da função social e o da boa-fé objetiva, que exigem a observância da transparência e o dever de informar no contrato", explicou a relatora da decisão, a desembargadora Rilma Aparecida Hemetério.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Imagem: Freepik - Business photo created by pressfoto 

Voltar