Bancário com burnout consegue na Justiça auxílio por acidente de trabalho

07 de Março, 2022 Direito do Trabalho
Bancário com burnout consegue na Justiça auxílio por acidente de trabalho

Após diagnóstico de síndrome de burnout, um bancário do Rio de Janeiro conseguiu converter na justiça seu benefício no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Auxílio-Doença Previdenciário para Auxílio-Doença por Acidente de Trabalho.

A determinação é da 2ª Vara Cível do Rio de Janeiro.

A Justiça decidiu a conversão do benefício para acidente de trabalho, garantindo a estabilidade trabalhista de 12 meses e a obrigação do empregador de depositar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) durante o período de licença.

O bancário do Itaú Unibanco estava com o contrato de trabalho suspenso devido à incapacidade laboral e sua concessão no INSS era de Auxílio-Doença Previdenciário, sem relação com o trabalho.

Na ação judicial, o bancário provou, por meio de laudos médicos e documentos, a pressão e o assédio sofridos no ambiente de trabalho e que sua doença tem origem ocupacional, justificando a necessidade da conversão do benefício.

O empregado foi diagnosticado com ansiedade, insônia, depressão, concentração e memórias comprometidas devido à pressão exercida por seus superiores, conhecida como síndrome de burnout. O bancário atua na empresa desde 1998 e ocupa o cargo de gerente regional de agências, com 35 agências bancárias sob sua responsabilidade.

“Evidenciam a probabilidade de existência do direito alegado a existência da comunicação de acidente de trabalho (CAT) e os laudos médicos indexados, evidenciando as patologias correlacionadas a atividade laboral do demandante”, escreveu a juíza Fernanda Sepúlveda Telles em sua decisão.

Fonte: Isto é dinheiro

Imagem: Pixabay

Voltar