AVM Advogados apoia a campanha Setembro Amarelo e a luta para salvar vidas

10 de Setembro, 2021 Direito do Trabalho
AVM Advogados apoia a campanha Setembro Amarelo e a luta para salvar vidas

Em 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) criou e organiza, desde então, a campanha do Setembro Amarelo. O movimento visa a preservação da vida, especialmente durante esse momento de pandemia do coronavírus. Hoje, 10 de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data que tem o objetivo de alertar e conscientizar a sociedade sobre este tema tão delicado, bem como de prevenir e reduzir o número de casos. 

O escritório AVM Advogados apoia e incentiva o Setembro Amarelo e a luta pela valorização e preservação de vidas humanas. Nós, que atuamos arduamente para defender o direito e a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, estamos mobilizados na campanha para que, juntos, possamos conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental, evitando que vidas sejam perdidas. Falar é a melhor solução e lembre-se: Você não está sozinho!

É fato que a pandemia mudou o comportamento de todos nós, uma vez que tivemos que adotar o repentino isolamento social. As restrições impostas ajudam a conter a proliferação da Covid-19 e a salvar vidas, contudo, a falta de interação entre as pessoas, além da solidão, fazem mal tanto fisicamente, como também ocasionam uma série de problemas psicológicos e emocionais.

Segundo uma pesquisa do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, realizada em dezembro passado, das 800 mil pessoas entrevistadas, 42% tiveram sintomas de depressão ou ansiedade em 2020, ocasionado em um aumento de 200% em relação ao ano anterior.

Em relação ao Brasil, um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) apontou um aumento de 90% nos casos de depressão entre brasileiros durante o início da atual pandemia. Nesse sentido, nos meses de Maio, Junho e Julho de 2020, 80% da população do Brasil tornou-se mais ansiosa, conforme outro estudo, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia divulgado que o Brasil  era o país mais ansioso do mundo, além de apresentar os maiores números de depressão da América Latina. Entretanto, a pandemia intensificou os problemas psíquicos dos brasileiros. Agora, o índice de pessoas com sintomas de ansiedade e depressão no país é de 63% e 59%, respectivamente (segundo estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo – USP).

Busca por Ajuda

A procura pelo auxílio de profissionais da saúde, como psicólogos e psiquiatras, é essencial para que os impactos causados pela pandemia não afetam drasticamente a saúde mental da sociedade. Além disso, a prática de atividades ao ar livre, bem como os exercícios físicos, pode contribuir no combate à depressão e a ansiedade.

Ademais, o Centro de Valorização a Vida disponibiliza gratuitamente o número telefônico 188, sendo uma forma de contato para pessoas que procuram ajuda e buscam apoio emocional. A equipe do CVV está disponível 24h por dia, abrangendo todo território nacional, com a ajuda de voluntários que irão atendê-los com respeito e sigilo.

Caso sinta-se desmotivado(a) ultimamente, não conseguindo executar suas tarefas diárias ou esteja com um aperto constante no peito e muitos medos em relação ao futuro, busque apoio psicológico.

Você não está sozinho, estamos juntos nessa luta! Reforçamos o nosso comprometimento com a campanha de valorização da vida, Setembro Amarelo.

Fonte: AVM Advogados, com informações Setembro Amarelo, CNN, Uol, Fio Cruz, CVV

Voltar