Laranjas old school

05 de Março, 2024 Direito do Trabalho
Laranjas old school

O mundo mudou. Está tudo muito “moderno”. Coisas com as quais eu sempre convivi e perguntas para as quais em sempre tive respostas, hoje, me encaixam como superado, ultrapassado, retrógrado, míope, praticamente um dique do progresso.

Eu, turrão e teimoso, até então me sentindo afiado para o debate, sempre defendi que roupa é roupa, apesar de mudar, sempre serve para proteger do frio e esconder as “partes baixas”.

Mas esses dias tomei um knockdown. Ao navegar pelas redes (sim, eu uso internet), me deparei com a verdadeira modernidade. Encontrei o aplicativo Orangelifework. Você conhece? Caso ainda não tenha tido o prazer de conhecer, vou te explicar.

O Orangelifework é uma plataforma que aproxima usuários a catadores de laranjas parceiros. A plataforma é moderna, possui um layout arrojado e uma navegabilidade que atende às necessidades de qualquer ancião.

A Orangelifework nasceu para facilitar nesse novo mundo uma nova relação entre plantadores e catadores de laranjas. Aquela ideia arcaica de contratar alguém para colher laranjas com todo aquele “custo Brasil” imposto pela regulação do trabalho, agora é substituído por um click! O click da LIBERDADE!

A Orangelifework permite que na tela de seu celular os plantadores de laranjas procurem os catadores de laranjas que estejam em suas casas, dispondo de seu tempo ocioso, e que queiram uma renda extra.

A plataforma, através de seus algoritmos extremamente inteligentes e eficientes, possibilita ao usuário a escolha de três modalidades para a mesma demanda:

1 – Catador x – Homem ou mulher com mais de 50 anos, nordestino, analfabeto e com baixa produtividade;

2 – Catador Confort - Homem ou mulher com até 40 anos, da região sul e sudeste, com o quarto ano completo e com boa dentição;

3 – Catador Black – Argentino ou Paraguaio.

Fiquei curioso e me lambuzei nesse novo mundo de oportunidades! Simulei a utilização da plataforma e verifiquei que a mesma demanda, catar uma tonelada de laranjas, pode ser realizada pelo custo de uma marmita (Catador X), ou, para os mais abonados, por um pastel diário acompanhado de um caldo de cana (Catador Black). A sensação é maravilhosa, pois estimulo a economia baseada na LIBERDADE DE TODOS!

Sim, a Orangelifework não obriga nenhum catador de laranjas a trabalhar, bem como não controla seu trabalho e assiduidade. Claro, por questões meramente organizativas, a plataforma pode banir catadores de laranjas diante de avaliações negativas dos plantadores, mas isso é apenas para organizar os participantes!

E a jornada de trabalho dos catadores de laranjas? Eles são livres para definir! Podem trabalhar quatro horas e sair da fazenda para o acampamento que fica a seis horas do local da colheita a pé, ou podem escolher trabalhar 24 horas para terem mais ganhos. Eles que decidem!

Realmente o mundo mudou! Não existe mais aquela relação de trabalho de antigamente, pois agora é tudo on-line. Para que CLT? Acho que sou old school!


Escrito por Marcelo Munhoz Scherer, sócio do AVM Advogados.

Voltar