Notícias

Trabalhadores resgatados da escravidão compartilham suas histórias com o Embaixador da OIT, Wagner Moura

12 de nov, 2018 Direito do Trabalho

Atualmente, existem mais pessoas em situação de escravidão do que em qualquer outro momento da história. São mais de 25 milhões de crianças, mulheres e homens vítimas de trabalho forçado, o que equivale a três em cada mil pessoas no mundo.

Com o objetivo de transformar essa realidade cruel, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou um Protocolo global requerendo que os Estados tomem medidas para combater a escravidão moderna sob todas as suas formas, atuando na prevenção, na proteção e reabilitação dos trabalhadores.

Assim, os países que ratificarem o Protocolo deverão garantir que todos as vítimas sejam protegidas pela legislação, além de reforçar a fiscalização do trabalho e de outros serviços que protejam os trabalhadores da exploração, bem como adotar medidas complementares para educar e informar a população.

A meta da Organização Internacional do Trabalho é de que pelo menos 50 países ratifiquem o tratado sobre o trabalho forçado até ao final de 2018.

Embaixador da Boa Vontade da OIT, o ator Wagner Moura conversou com quatro trabalhadores brasileiros vulneráveis e resgatados da escravidão que compartilharam suas histórias, em preparação para o lançamento da campanha 50 For Freedom, que pede que o Brasil ratifique o Protocolo da OIT sobre trabalho forçado a fim de reforçar o combate à escravidão moderna. Assista:

Saiba mais no site oficial www.50forfreedom.org/pt.

Para apoiar a campanha nas redes sociais, use as hashtags: #AssinaBrasil #50FF #50ForFreedom

Fonte: Organização Internacional do Trabalho e AVM Advogados