Notícias

AVM Advogados homenageia e destaca a importância do Dia Internacional dos Direitos Humanos

10 de dez, 2018 AVM Advogados

Hoje, 10 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos e, também, o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris, no ano de 1948. O documento foi elaborado por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações, estabelecendo, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.

Entretanto, inúmeros fatores têm colocado em risco os valores e princípios vitais que protegem a paz nas sociedades, como movimentos extremistas que sujeitam as pessoas a violências brutais, mudanças climáticas e descaso com o meio ambiente, além de mensagens de intolerância, ódio, egoísmo e separatismo.

A fim de combater este panorama, evitando que tais comportamentos tomem proporções ainda maiores, todos os cidadãos que acreditam na justiça e na igualdade podem ser agentes de transformação contribuindo para a construção de um futuro mais pacífico e sustentável.

Pequenas atitudes no dia a dia podem ajudar a conscientizar outras pessoas e a defender os direitos humanos: manifeste-se pelos direitos daqueles que foram vítimas de abusos; use suas redes sociais para mostrar a importância dos direitos humanos; defenda a tolerância e se mobilize contra o preconceito; cobre que líderes e governantes apoiem os direitos humanos; converse com as crianças sobre o assunto e aponte modelos e papéis positivos e diferentes.

Alinhado a este pensamento, o escritório AVM Advogados destaca a relevância da data e reafirma o seu compromisso com a luta pela defesa dos direitos sociais e de uma sociedade mais justa e igualitária. Participamos e estimulamos o debate acerca do tema e atuamos a favor da inclusão, da justiça, das liberdades e do respeito nas relações sociais.

Na celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Secretário Geral da ONU, António Guterres, ressaltou que "durante 70 anos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos tem sido um farol global iluminando a dignidade, a igualdade e o bem-estar e trazendo esperança a lugares obscuros."

Veja a mensagem completa no vídeo abaixo:

Fonte: AVM Advogados e Organização das Nações Unidas